sábado, 23 de outubro de 2010

SUKOT


Sukot – Tabernáculos.
Lev. 23:33-34

Esta semana (dia 22-29) é comemora-se a festa de Sukot, que significa tabernáculos. Pode ser traduzida também como festa das cabanas ou das colheitas.
Esta festa ocorre depois do Yom Kippur, dia da expiação. Evento que prepara todo o povo de Deus para a festa mais importante de todas: Tabernáculos.
Em tabernáculos os judeus ortodoxos saem de suas casas e durante 7 dias ficam acomodados em tendas simples para se lembrar da época em que eram peregrinos no deserto.
A mensagem messiânica de tabernáculos.
Em João 1:14 lemos “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” A palavra “habitou” no grego é traduzida para “tabernaculou”, dá também uma idéia de habitação temporária. Isso nos mostra que Cristo foi a plenitude concreta daquilo que era apenas sombra no antigo testamento (leia hebreus 8:5).  Deus não habitava mais no templo e sim entre o povo por meio de Jesus.
            Todavia, a mensagem messiânica central de tabernáculos encontra-se em João 7, quando Jesus estava na festa de Sukot e no meio da festa ele coloca-se de pé, diante do templo, e declara “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” (v.38). Assim, Jesus fala que o verdadeiro significado de Sukot é que em Cristo somos habitação de Deus aqui na terra.
A mensagem profética de tabernáculos
            Três são as festas principais dos judeus: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. Estas festas são muito mais do que rituais religiosos e vai além de ser somente “sombra das coisas que viriam”. Elas são também mensagens proféticas para a história da igreja.
Em tabernáculos (entre setembro e outubro) Jesus nasceu. Na páscoa ele ressuscitou e na festa de  pentecoste ele enviou se Espírito aos discípulos.
Após isso passam-se séculos e a igreja vai adiante e perde tudo, inclusive a salvação pela graça. Deus levanta um homem chamado Martinho Lutero e começa a restauração da Sua Igreja por meio da Páscoa – a justificação pela fé na obra de Jesus Cristo (esta foi a mensagem central de Lutero). Naquela época os cristãos não criam que podiam receber o perdão dos pecados pelo sangue de Jesus, o verdadeiro Cordeiro Pascal. Eram ensinados que tinham que comprar indulgências para diminuir o tempo no purgatório. Essa época é conhecida como Idade Media. Então Deus resolveu restaurar, em primeiro lugar, a primeira festa e tudo recomeçou com a páscoa. Através da pregação de Lutero e outros reformadores o povo entendeu que era necessário apenas crer na Páscoa, no “Cordeiro que tira o pecado do mundo”,  somente.
Isso tudo foi muito bom, mais não foi o suficiente. Nos séculos XVIII a XX  a restauração de Deus continua. Um derramar do Espírito Santo em várias nações do mundo faz com que a Igreja avance exponencialmente no trabalho de evangelização. É a festa de Pentecostes. Nessa época Deus levanta  pregadores como Charles Finney (XVIII), Moody (XIX), Charles Haddon Spurgeon (XIX), Billy Graham (XX)  e um grande avivamento é derramado em todo o mundo. Nesta época o movimento pentecostal surge, aqui no Brasil no início do século XX por meio da Assembléia de Deus. E dons de línguas, curas e profecias voltam ao cenário evangélico. Foi algo tão grande que historiadores atuais chamam o Século XX do “século do Espírito Santo”.
Duas grandes festas foram restauradas pelo Senhor. E ainda falta uma. Algo grande Deus está para fazer nestes dias que vai trazer a restauração de Tabernáculos.
Algumas pessoas falam que o que Deus vai fazer é a terceira reforma da igreja (a primeira foi com Jesus que passou da velha para a nova aliança, a segunda com Lutero).
Eu creio que o mover de discipulado é a terceira grande coisa que Deus está fazendo em nossos dias. Pois pela lógica da bíblia foi assim: Primeiro Jesus ressuscitou, depois encheu seus discípulos do Espírito Santo e depois os enviou para fazerem discípulos por todo o mundo.
Assim nós somos, juntos com tantas igrejas no mundo, a geração que Deus vai usar para restaurar Sukot, cumprir o grande propósito que ele tem com a humanidade: Ser Discípulos e Fazer Discípulos! Este é o nosso chamado.


Shalom!
Pr. Filipe Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário